segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Concepções humanas de existência espiritual, emocional e física.

Somos seres dotados de características que nos privilegiam diante dos demais seres vivos. Tal condição nos leva a preservar o universo que nos cerca, refletindo que nossa existência também depende das relações que estabelecemos com os outros seres vivos. Assim, o ser humano estabelece organizações sociais onde governa, domina o universo a partir de suas necessidades, em rumo a descobertas para sua constituição eficaz neste planeta.

Pela Bíblia podemos nos ver como criaturas de um Deus que apesar de sua Soberania decidiu estabelecer um relacionamento pessoal com a humanidade.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. (Gn.  1: 26). 

Características de Deus em nós:
  • Intelectualismo, estabelecimento de comunicação.
  • Vontades.

A constituição do Corpo, Alma e Espírito.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente”. (Gn. 2:7).

Segundo o Miss. Watchman Nee, em seu livro “O poder latente da Alma”, pelo  entendimento comum, a alma é a nossa personalidade. Quando o espírito e o corpo foram unidos, o homem tornou-se alma vivente. A característica dos anjos é espírito e a dos animais inferiores, tais como as feras, é a carne. Nós humanos, temos ambos: espírito e corpo. Mas nossa característica não é nem o espírito nem o corpo, mas a alma. Temos uma alma vivente.

A Alma Humana.

A palavra alma se traduz da palavra hebraica “nephesh” e do grego “Psychê, originalmente significa:” hálito de vida. NEPHESH em alguns casos na Bíblia se refere à pessoa como um todo, ou seja, como um ser que vive. Enquanto que no grego a palavra PSYCHÊ se refere à parte interior, invisível e imortal do homem, ou seja, sua ALMA. Portanto, NEPHESH é a vida limitada, a vida biológica, aquela presente nos animais e nos seres humanos que se encerra com a morte, enquanto PSYCHÊ é vida ilimitada, imortal, a ALMA em SI, aquela vida que se criou pela junção do espírito humano com o corpo humano no ato criativo de Deus em Genesis 2.7.

O Espírito Humano.

 A palavra espírito vem do hebraico “RUASH” da qual se deriva o vocábulo Grego “PNEUMA” que se traduz por espírito, literalmente significa o movimento dinâmico do AR. O espírito humano é a sede legal da VIDA em todos os sentidos segundo a Bíblia em Gn. 2.7. Referindo-se àquela parte do homem que tem conhecimento, e que habita dentro do Homem (corpo). “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”. I Cor. 2,11. O espírito representa a natureza maior do homem e rege de modo elevado o caráter do homem, o espírito procura reger o homem segundo o conceito de Deus, tentando transformá-lo cada dia na verdadeira imagem e semelhança do Pai, a fim de cumprir sua missão. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo”. I Tess. 5.23. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mt 26. 41.  O Espírito na verdade pode ser considerado como aquela parte do homem que é consciente e preparada, cuja missão primária é levar o homem a Deus.

O corpo humano.

O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função. O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por Deus como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e por meio do corpo será um dia julgado por seu criador.  “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. 2 Cor. 5.10.

Em resumo, o corpo é a parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte da autoconsciência. O espírito é a parte pela qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo.

Vivência Cristã.

A Vida Cristã parte muito mais que momentos dedicados a Deus, a mensagem de Cristo seria o reatar nossa comunicação pessoal com Deus por intermédio do seu Espírito que nos assiste em nosso espírito, alma e corpo. Fomos reconciliados a Deus para realizarmos nossa existência nesta Terra dignamente, segundo os seus princípios de vida.

 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. I Tess. 5.23.

Vida no espírito e Vida na alma.

Algumas idéias hoje tem nos levado a valorizar nossa vida a partir somente espiritualmente, outras somente pelo que sentimos, uma exaltação de nossa alma. O corpo, por sua vez, depende exclusivamente ser regido em favor de alguma ou ambas as partes.

A busca por vivências significativas que edificam nossa comunhão com Deus:

No espírito – busca pelos dons espirituais.

Na alma – amadurecimento emocional, inteligência emocional, perdão, confiança e outros. Fruto do Espírito em Gl. 5.22.

Nossa busca por Deus não nos anula ou nos mata, sua presença em nossa vida é para comunhão e não escravidão.

Consequências de uma busca fundamentada em um Deus que escraviza:

  1.  Autoritarismo.
  2. Hipocrisia, Farisaísmo.
  3. Conduta enfatizada por cobranças e somente críticas.
  4. Abandono.
  5. Manipulação, abusos de autoridade, falta de respeito, domínio.
  6. Medo, passividade.
Processo de amadurecimento.

Segundo o Miss. Coty, em seu livro “Cura e edificação do líder”, podemos estudar sobre sintomas de uma vida cristã fundamentada em uma busca escravista por Deus. No processo natural de amadurecimento podemos distinguir três fases:

  •   Infância: caracterizada pela dependência, centralizada no VOCÊ.
  •   Adolescência: caracterizada pela independência, centralizada no EU.
  •   Adulto: caracterizada pela interdependência, centralizada em NÓS.

Pessoas dependentes precisam das outras para conseguir o que desejam. Pessoas independentes conseguem obter o que desejam através de seus próprios esforços. Pessoas interdependentes combinam seus próprios esforços com os esforços dos outros para conseguir um resultado muito melhor.

A Bíblia nos ensina que precisamos ter comunhão, nos relacionarmos de forma amorosa, respeitosa, consciente, questionável e outras.

Abusos espirituais: a falta da Graça divina.

  1. Confronto e Afronta.
  2.   Intercessão e Acusação.
  3. Pacífico e Passivo.
  4. Unção e Dominação.
  5. Emancipado e Rebelde.
  6. Adoração e Legalismo.
  7. Anjos de Deus e Anjos demoníacos.
  8. Espiritual e Psicológico.

A mensagem de Cristo nos traz o reconhecer de quanto precisamos de Deus e do nosso próximo, nossas motivações precisam ser convertidas diariamente, o exercício de nossa fé precisa produzir fruto dignos de boas obras. Foi pela Graça e pela Fé no filho de Deus que fomos salvos e aguardamos um corpo glofificado.

Bibliografia.

BORGES, Marcos de Souza (Coty). Cura e Edificação do Líder. Almirante Tamandaré, PR: Àgape Produções, 2004.
CÉSAR, Marília de Camargo. Feridos em nome de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.
Thatiana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário